Biblioteca




05 de Junho · Dia da Ecologia / Dia Mundial do Meio Ambiente




Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, tratamos na Biblioteca Rachel de Queiroz sobre o quanto é importante sua preservação, a fim de que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro. 

Através da exibição de vídeos sobre o tema, aproveitamos para lembrar mais uma vez que é em cada atitude individual que mora a semente do comportamento coletivo.
Além disso, os alunos listaram algumas ações que podem ser adotadas para cuidar do meio ambiente e participaram de uma oficina de construção de objetos diversos: tartaruga, borboleta, flor e estrela, utilizando garrafas PET. Confira as fotos!
 Visita ao Parque Ecológico Eco Point
 



ANIVERSÁRIO DA ESCOLA

No dia 13 de maio de 2011, a Escola Moura Brasil completou 03 anos de existência enquanto pertencente à Rede Municipal de Fortaleza. Em homenagem a essa data, a Biblioteca Rachel de Queiroz prestigiou o momento com algumas ações no período da tarde:

  • Reflexão sobre a oração da escola – Gabriel Chalita;
  • Conhecimento da história da escola e da personalidade que lhe dá o nome;
  •  Reconhecimento da importância e o significado da escola;
  •  Debate sobre o modelo de escola que temos e a que desejamos;
  •  Realização de atividade escrita (desenho, pintura, acróstico e eleição dos profissionais mais estimados);
  •  Leitura de uma poesia de Paulo Freire.

As professoras mais votadas foram: Ana Lúcia  (4º Ano A) e Denise(5º Ano B), enquanto os funcionários foram: Raimundinho e Raimundo Mundola.

Parabéns à todos que fazem parte dessa instituição!


DIA DO TRABALHO

O tema foi discutido na biblioteca de forma bem interativa, onde os alunos do período da tarde tiveram a oportunidade de entrevistar os seus familiares para conhecer suas profissões, a satisfação destes com as atividades que desenvolvem e discutir sobre os direitos e deveres do trabalhador.
Em seguida, juntos construímos uma tabela com o perfil dos trabalhadores da comunidade Moura Brasil, na qual disponibilizamos abaixo:
Perfil dos trabalhadores 

 
PAIXÃO DE CRISTO

Foi em clima de emoção, harmonia e reflexão que o Lava-Pés e a Santa Ceia foram encenados pelos alunos do Mais Educação no dia 20/04/11. Dando sequência aos episódios da Paixão de Cristo, as professoras regentes da Biblioteca narraram a crucificação, morte e ressurreição de Cristo.



Antes disso, algumas alunas apresentaram os símbolos pascais e seus respectivos significados, após o trabalho feito durante a semana de conscientização sobre o real sentido da Páscoa e sua origem, contribuindo assim para a construção de valores e atitudes positivas para com o próximo.


 







MONTEIRO LOBATO

A fim de lembrarmos o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04/11), fizemos uma linda homenagem ao escritor Monteiro Lobato, considerado o principal autor da literatura infanto-juvenil brasileira.


Em seguida, apreciamos o Poema “O que é a vida?” de autoria de Monteiro Lobato, dialogado pelas alunas do Mais educação – Sabrina e Gabriele, caracterizadas de Emília e Visconde, que de forma alegre e empolgante encantaram o público.
 





           DENGUE : “O FIM DA PICADA”




Com o intuito de contribuir para que os alunos compreendam que a saúde é um bem comum e que deve ser promovida pela ação coletiva, convidamos os profissionais da empresa Camed – Operadora de Plano de Saúde para dramatizarem uma peça teatral sobre a dengue, já que durante a semana foi trabalhado o tema Saúde.




O evento foi realizado no dia 08/04/11, lembrando a data anterior que é destinada ao Dia Mundial da Saúde. A apresentação da peça “O FIM DA PICADA” aconteceu de forma divertida, interativa e educativa, arrancando boas gargalhadas da platéia.




VISITA DO BIBLIOSESC


A Escola Moura Brasil recebeu no dia 28 de março de 2011 escola a visita do BIBLIOSESC. O principal objetivo foi estimular os alunos a desenvolver o hábito de ler, além de proporcionar momentos divertidos e educativos.
O educador do SESC - Fernando - levou um baú de livros e realizou contação de histórias. A criançada pôde participar através de dramatização, desenhos e ainda de um bingo de nomes com direito a prêmios.
O evento foi um grande sucesso!!!!
Fonte: Profª Consolação
RETORNO ÀS AULAS 


O ano letivo de 2011 iniciou em 21/03 e a Biblioteca Rachel de Queiroz retomou suas atividades num novo espaço com melhores condições de atendimento: mais amplo, mais aconchegante, mais ventilado e iluminado.  
Os alunos foram recebidos com uma dinâmica cujos objetivos foram:
  • Motivar os alunos para o novo ano letivo e integrar professores e alunos;
  • Refletir sobre o sentimento que cada aluno trouxe para escola;
  • Exercitar a apresentação em público;
  • Produzir material para a professora conhecer um pouco sobre os alunos;
  • Possibilitar a decoração em sala de aula;

A dinâmica:

Retornei às aulas ASSIM... PORQUE...

Foi feita a apresentação de imagens com expressões faciais de alegria, tristeza, medo, curiosidade e seriedade. Em seguida, cada aluno representou , através de desenhos, a sua expressão facial conforme sua identificação naquele momento. Logo depois, cada aluno escreveu uma justificativa sobre esses sentimentos.

Dessa maneira, os alunos puderam identificar quais sentimentos estavam presentes em cada um no primeiro dia de aula.

A partir daí, tentou-se resgatar alguns valores que são importantes para uma boa convivência na escola como: companheirismo, amizade, união, segurança e compreensão.


DIVULGAÇÃO DA BIBLIOTECA 


          Biblioteca Rachel de Queiroz

 A biblioteca da Escola Moura Brasil foi intitulada de Rachel de Queiroz, em homenagem à famosa escritora cearense e primeira mulher a ser eleita para a Academia Brasileira de Letras. Atualmente é regida pelas professoras Consolação Diógenes e Regina Leão  com o apoio do professor Neto.
A nossa principal missão é despertar no aluno o gosto pela leitura, estimulando-o a realizar uma leitura prazerosa, reflexiva, diversificada e crítica, pois acreditamos que o ato de educar precisa transcender as paredes da sala de aula, ocupando novos espaços na escola.
A divulgação da Biblioteca junto acomunidade escolar aconteceu durante todo o mês e janeiro do ano em curso.
 Algumas ações foram realizadas a fim de que todos  pudessem se envolver e participar ativamente desse momento.

           Dentre as ações desenvolvidas, destacaram-se:
  • Contação da vida e obra de Rachel de Queiroz através da apresentação de slides;
  • Confecção de cartazes com fotos e biografia da autora e disposição em  mural pelos alunos dos quintos anos do turno da tarde;
  • Produção de textos dos alunos do quinto ano B; 
  • Exposição sobre o regulamento da biblioteca: missão, objetivos, horário de funcionamento, serviços oferecidos e as responsabilidades do leitor;
  • Visita dos alunos à biblioteca para conhecerem o espaço, às instalações, o acervo e o seu funcionamento na prática;
  • Leitura individual e silenciosa a partir da escolha espontânea de livros;  
  • Distribuição de marcador de texto;  
    Declamação da poesia Telha de Vidro;
    Dramatização de uma cena do livro O Quinze; 

                                    Apresentação da Culminância

                                              
    Declamação da poesia "Telha de Vidro"                                                                                                
Narração do texto do livro: O Quinze

Encenação do livro: O Quinze



Assistindo a Narrativa de O quinze



"A criatura humana me fascina muito e me comove. Quando escrevo, tenho o ser humano como objeto da minha narrativa" 
Raquel de Queiroz

Fonte:  Consolação Diógenes 
Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia, Professora de Educação Fundamental 
e Professora Regente de Biblioteca